Christiane F. 13 anos. DROGADA E PROSTITUÍDA.

Taí um livro que eu nunca me canso de ler! Nele Christiane conta um pouco sobre sua história de vida, principalmente nos momentos recheados de drogas e prostituição. Diferentemente dos filmes que tratam do assunto, o foco não é só esse, por exemplo, leva aproximadamente 1/3 do livro até ela tomar sua primeira dose de heroína. Tudo isso para conhecermos bem a sua infância e a de seus amigos mais próximos.
Nessas primeiras 100 páginas é fácil ver como o ambiente dela nunca foi dos melhores: criada em um bairro sujo e cheio de bêbados dormindo na rua, apanhando do pai junto com a irmã e a mãe, em um condomínio onde nada era permitido Christiane foi aprendendo a se divertir quebrando as regras. Participava de um grupo de acolhimento para jovens onde se encontrava com os amigos para fumar maconha e brigava com os professores na escola - que ela odiava por ser de má qualidade e somente estimular a competição entre os alunos. E isso não é quase nada perto das histórias de alguns dos seus amigos.
Mas a gente até se identifica com muitas passagens do livro como ir à uma boate pela primeira vez e se sentir deslocado, procurar aceitação de uma roda de adolescentes ao andar com eles pela primeira vez ou sentir nojo ao olhar pessoas usando drogas.
O notável é que, talvez por falta de opção, esses fatos eram os que mais prendiam a atenção da jovem Christiane, e em pouco tempo passou a ser o centro de sua vida: escalar cada vez mais, não no mundo das drogas, mas em seu grupo de amigos. Para ser bem aceita, e cada vez mais "descolada" o uso de drogas era algo natural. Infelizmente, em pouco tempo este uso de drogas não passou mais a ser controlado pela atenção social dos amigos, mas sim pelo alívio de sensações internas.

"Naquela primavera de 1976, esperei em vão meu habitual sentimento de felicidade. Pensei: é impossível que a vida não se transforme em uma coisa mais bela quando o sol se torna cada vez mais quente. O tempo todo, porém, carregava um monte de problemas sem mesmo saber quais eram. Quando cheirava, os problemas desapareciam, mas havia muito tempo que isso não me satisfazia por uma semana."

Enfim, a dica está dada! É um ótimo livro para conhecer bem o que se passa na cabeça de uma jovem começando a criar seu próprio grupo social, em suas primeiras baladas e no abuso de drogas.

Pra quem prefere um filme é só procurar, é bom mas nem se compara ao livro !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário