Pesquisa em psicologia.

Uma vez eu falei pra alguém algo do tipo "não adianta só falar com a criança, se você quer que ela aprenda algo novo é melhor usar um incentivo, sejam elogios, pontos, brinquedos ou doces" e logo recebi um "sério? você fez 5 anos de faculdade pra aprender isso? grande coisa".

Assim como uma certa jornalista que criou polêmica entre a comunidade científica, essa minha amiga não pensou a longo prazo, nas aplicações do tal conhecimento.

Por exemplo, com essa idéia cabe ao pesquisador descobrir quais incentivos são mais eficazes, em que quantidade, com que frequência, em que intervalos, além de testar as aplicações em diferentes situações, até que um dia se tenha um plano extremamente eficaz, cientificamente provado, otimizado para cada situação de ensino.

À primeira vista dizer "a criança aprende melhor com incentivos" pode até parecer óbvio e besta, mas besta mesmo é uma jornalista achar que a ciência se resume a isso. Acabou se queimando pro resto do país.

Leia a reportagem original aqui.

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