A seleção natural do comportamento.

Tenho três grandes ídolos na esfera científica: Darwin, Sagan e Skinner. E hoje comemora-se 150 anos da publicação do "Origem das Espécies" de Darwin, um livro que mudou radicalmente a biologia, a visão do mundo sobre o homem, e que também serviu de influência sobre Skinner na formulação do comportamento operante. Não sabia? É só fazer as comparações:

A Seleção Natural:

1.Diferentes membros de uma espécie vivem em um ambiente.

2.Variações entre os indivíduos, por menores que sejam, podem garantir sua reprodução, transmitindo estas variações para sua prole.
3.Em pequenos passos, a Seleção Natural "seleciona" as espécies, rejeitando as variações ruins e preservando as boas.

4.Por fim, estas variações levam à formação de novas espécies, cada vez mais complexas e com suas especificidades.

O comportamento operante:

1.Diferentes comportamentos são emitidos por um indivíduo em seu ambiente.

2.Variações entre comportamentos, por menores que sejam, trazem mais reforçadores do que outros, aumentando sua frequência.

3.Em pequenos passos, o ambiente "seleciona" os comportamentos, diminuindo os que não trazem reforçadores, e aumentando os que trazem.

4.Por fim, o indivíduo possui novos comportamentos, cada vez mais complexo e específico para cada ambiente.

O comportamento operante é um pouco mais complicado que isso, mas a coisa funciona mais ou menos assim. Enfim, recomendo celebrar o dia visitando os posts do tema dos outros Sciencebloggers e assistindo à apresentação de Richard Dawkins sobre o tema: "There is grandeur in this view of life".